Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de julho de 2011

Batendo Perna Pela Europa

Olá pessoal! Espero que estaja tudo bem com todo mundo!

Como eu sempre costumo começar meus posts, sei que estou escrevendo com pouco frequência, mas desculpem-me, confesso que é por preguiça mesmo, ja que tempo eu tenho tido de sobra! Mas, como eu estava comentando com uma amiga minha outro dia, se eu escrever muito todos os dias iria acabar ficando sem graça. Além do mais não quero fazer um diário porque diário é coisa de menina (atleticano) ou boiola, como diria o Massaranduba! kkkkk

Bom, este vai ser um post especial pois meu principal objetivo vai ser contar sobre a minha primeira viagem pela Europa. Antes de começar, so vou aproveitar que estou escrevendo pra comentar um pouquinho sobre um passeio que eu fiz aqui mesmo em Dublin.

O passeo foi a um presídio museu da Irlanda. Trata-se de uma edificação do século XVIII, baseada na Bastilha francesa, carregando consigo uma dose de história impressionante. A começar, foi um local onde várias pessoas foram presas por crimes comuns da saciedade, como roubo e assassinato, mas um ponto importante é que esta cadeia foi usada para deter os rebeldes politicos irlandeses. Sendo assim, durante o processo de luta pela independência irlandesa contra o Reino Unido várias pessoas foram presas e exterminadas no interior daquelas paredes. Mesmo que eu não seja fã deste tipo de coisa, tais como locais de intenso sofrimento de seres humanos, o que carrega de história é uma coisa bacana. Como curiosidades cabe citar que homens, mulhere e crianças eram presos juntos e sem nenhuma condição de higiene, isso mesmo todos presenciavam o precisava acontecer e dividiam das necessidade humanas em um ambiente comum. EHHCA!!!! Imagino como deveria ser o cheiro ruim! O prédio tem uma grande claraboia para iluminar o pátio, mas dentro das celas eram completamente escuro, assim como o porão onde ficavam os presos em castigo. Outro fato curioso é que este local é bem frio e sem nenhuma ventilação, no período de inverno intenso irlandês, grande parte dos presos morreram por hipotermia. Hoje o local é viável para se passear, mas tenho certeza que na época era realmente terrível. Como trata-se de um local história política da Irlanda, foram feitos filmes e documentários no local. O nome da cadeia é Kilmainham Goal, algumas fotos para ilustrar o passeio!





Foi bem interessante... Outra parte que eu não posso deixar de mostrar é o jardim do Museu de Arte Moderna de Dublin. Simplesmente maravilhoso, muito bem cuidado e um dos lugares que fazem com a Europa seja caracterizada pelas belas paisagens. Local mais que ideal para tirar fotografias e com uma atmosfera bem gostosa. Foi bom porque o dia estava ensoloarado e com um clima gostoso aqui em Dublin, ainda pude conversar bastante com minha professora, além de conversa de sala de aula, mas de costumes e características do pessoal daqui de Dublin. Ela é uma pessoa bem legal e uma autêntica Irish, com o sotaque bem carregado e tudo mais! Vai ai algumas fotos e veja se eu estou certo ou não de ter achado o lugar bonito...






Bom, começando agora o assunto sobre a minha viagem à Escócia... Foi a conclusão de um plano que eu tinha desde que eu cheguei á Europa. Eu sempre escutava falar que a era um país muito bonito e que tinha todo um charme especial. Assim, animei a ir, ainda mais que eu encontrei passagens em promoção e também um bom preço para me hospedar. Sem falar na minha companheira de viagem que se animou na mesma hora em que dei a dica. Compramos as passagens, reservamos o hostel e depois disso foi só segurar a ansiedade de viajar para conhecer um novo país. Passagens e documentos nas mãos, troca do dinheiro em Libra Esterlina e pé na tábua!



Uma coisa totalmente nova pra mim, um pacato mineirinho que ja rodou bastante, mas com um pouco de medo do desconhecido. Saimos de casa no domingo bem cedo a caminho do aeroporto, a principio tive que acordar minha companheira ressaqueada porque no dia anterior a tequila tomou conta dela, kkkkkkk. Tudo certo, embarcamos com destino a Edimburgo. Voo bem rápido, aproximadamente 45 minutos depois já estavamos tomando o ônibus rumo ao centro da cidade.

Não sei se vou conseguir demonstrar por palavras o que eu senti quando pisei naquela cidade, mas ao ver aquelas grandes construções com o clássico estilo gótico e mais de cinco séculos de existência fiquei completamente surpreso. Claro que a cidade tem uma parte que é super moderna e com bonitos e novos prédios e shopping centres, mas o que incanta mesmo é a parte histórica. Guardamos as mochilas no hostel e fomos bater perna para conhecer a cidade. Ao procurar alguma coisa pra comer ja deu pra perceber que não seria tão barato assim aquela viagem, ainda mais que se trata de Libra Esterlina que é mais caro que o Euro, mas tudo bem!

Primeira atração foi participar de um tour grátis que é oferecido em algumas das principais cidades da Europa, mais uma coisa que me surpreendeu e me deixou bem feliz. O guia era uma figura muito engraçada e contava as estórias de uma forma bem envolvente, mais bacana ainda era o quão intenso que ele demonstrava que escoceses não se dão muito bem com os Ingleses. O tour durou aproximadamente três horas e foi uma oportunidade de conhecer pessoas de vários países a citar: espanhóis, americanos, suíços, australianos, argentinos... mais um monte! Vejam so o estilão do cara:


Depois deste passeio pelas antigas ruas da Escócia era a hora de ir para o hostel e descansar um pouco porque a noite prometia. Passando pelo supermercado para comprar alguma coisa de comer, pude perceber que a cidade realmente tem um custo alto para comida, aquele belo e bom macarrão foi o suficiente para comermos a preço baixo e ficarmos bem satisfeitos, heheheh

Depois de um bom cochilo e recarregar as energias para a gandaia, decidimos ir a um mais um passeio bem típico das cidades européias, mais uma novidade pra mim porque até então nunca tinha participado deste tipo de coisa, fomos a um "Pub Crawl". Trata-se de uma excursão a alguns pubs na cidade onde temos descontos de consumo e alguns drinks de graça, tudo sendo animado por um cara bem divertido que colocou uma pilha incrível na galera. Neste momento que eu descobri que a vida noturna em Edimburgo é muito boa!!! kkkk Com o pessoal do Pub Crawl fomos a mais ou menos uns cinco pubs diferentes, cada um com seu estilo próprio e uma atração diferente. Eu me lembro que em um deles o senhor australiano que estava com a gente pegou o violão e começou a tocar, foi bom demais!, o cara deu um show!!! Não vou me esquecer também também de um pub que fomos onde estava acontecendo um apresentação de música ao vivo, uma banda de Rock, com a pura herança dos Rock ingles, tocaram Beatles, Oasis, ... Por fim a noite terminou em uma boate com animação total e Dj bombando.

Seria um pecado não comentar a respeito do tradicional wisky escocês, que é conhecido em todo o mundo. Como eu estou me comprometendo a viver um pouco de cada cultura por onde eu estou caminhando, não pude passar despercebido! Mais uma surpresa da minha parte, como as comidas eram caras pensei que ficaria super caro minhas gandaias mas não é verdade, pelo contrário, tudo bem que procurei os lugares mais baratos mas, em geral, os preços não são abusivos. Posso citar por exemplo o preço de uma pint (500 ml) de cerveja por 2 pounds ou um shot (dose) de wisky por 1 pound. Só sei que foi muito bom!

Na segunda foi o dia de visitar o Castelo, o principal ponto turístico da cidade. Realmente maravilhoso e com todo o charme de um autêntico castelo, passamos mais de três horas andando e conhecendo todo os lugares, além de assistir à visita guiada que desta vez deixou um pouco a desejar porque o guia não dominava tanto assim do lugar e ainda tinha o sotaque escocês bem carregado, sendo bem complicadim de entender! Valeu demais a pena, pois a oportunidade de visitar um castelo com mais de cinco séculos de existência não é comum! Algumas fotos para tentar demonstrar o quão bonito e impressionante:






Ao fim do passeio no castelo estava na hora de passar no supermercado e comprar alguma coisa pra comer. Depois de recarregarmos as energias, tentamos agendar o passeio à cidade de Highland, mais ao norte de Edinburgh, onde existe o Lago Ness, famoso pela lenda do monstro de Loch Ness. Durante a noite tentamos várias vézes agendar pelo telefone e também pela internet, mas não fomos atendidos e o site não aceitou a transição com o cartão. No dia seguinte, tentamos acordar cedo para uma última tentativa. Infelizmente, o ônibus sai bem cedo e quando chagamos à agencia ele já tinha partido. Como uma mudança repentina de planos decidimos passar pelo "Museu da Escócia", lugar magnífico com a exposição da tragetória histórica escocesa desde a idade média até os dias atuais. Uma bela exposião bem completa sobre a Civilização Celta, como aconteceu a Revolução Industrial, as Grandes Guerras Mundiais e ainda fatos contemporâneos como um exposição de ônibus espaciais, a evolução do automobilismo e ainda uma réplica da ovelha Dolly.




Edimburgo é uma cidade famosa pela fama dos contos envolvendo monstros e bruxaria, não podia ser diferente, pois a cidade inspira a isso, suas construções, sua história das batalhas medievais e toda a atmosfera presente naquele lugar. Sendo assim, não podiamos deixar de ir ao passeio que é conhecido como "o passeio dos fantasmas", uma exposição das estórias de terror clássicas que existem na cidade contadas de uma forma especial, onde envolve até uma visita a um cemitério e alguns malsoléus durante a noite...



Como de costume, o passeio terminou em um pub e mais tarde uma baladinha... chegou a quarta-feira, dia de ir embora para Dublin. Passamos a manhã visitando a "Galeria de Arte da Escócia", um museu de arte com o acervo bem requintado que conta com obras de grandes artistas, como Van Gogh, Rembrandt, Monet, Goya e El Greco, mesmo que eu não seja tão fã assim deste tipo de arte a sensação de estar de frente às obras deste tipo é boa!

Ao sair do museu percebemos que o uma excelente opção para o rango era o velho e clássico McDonalds, um caprichado Big Mac foi barato quando comparado às outras coisas na Escócia (quatro pounds). Na parte da tarde fomos fazer algumas comprinhas para guardar de recordação e ainda se divertir um pouco com algumas coisinhas encontradas nas lojas:


Encerrada a viagem, so tenho a comentar que o detector de metais do aeroporto de Edinbugh não estava no seu melhor dia e disparou várias vezes, uma das vezes foi com a minha pessoa, acabei tomando uma geralzinha (sendo revistado) da Polícia Federal Escocesa... hheheheheheheh, pra fechar com chave de ouro! kkkkkkkkkk


Por fim, como minhas considerações finais a respeito da viagem, tenho a comentar que foi um dos lugares mais encantadores que eu ja visitei na minha curta vida, com certeza um lugar que vai ficar marcado e que me deixou muito feliz de ter visitado. Destaque especial para as pessoas que são muito amigáveis e muito simples de se iniciar uma conversa. O charme da cidade é outra coisa impressionante e a sensação de estar lá e uma delícia. Gostei bastante do vida noturna, dos pubs e nightclubs com músicas ao vivo e bandas que realmente sabem fazer a festa. Como ponto negativo, tenho a comentar que a cidade é bem suja e sempre tem lixo espalhado pelas ruas, o clima é bem instável e o custo de alimentação é salgado.

Bom pessoal, acho que por hoje é só, espero que tenham gostado da minha viagem assim como eu. Se alguém ficou com vontade de conhecer a Escócia, como eu estava, deixo a minha recomendação pois vale a pena sim!

Qualquer dia desses escrevo mais, agora é pensar na próxima viagem! Continuem acompanhando e se tiverem com um tempinho sobrando, escrevam algumas palavras pra mim contando como está nosso Brasil que tenho tanta saudade!

Eu montei um albun de fotos na minha conta do Facebook que eu estou disponibilizando a todos para acompanhar, neste album vocês podem encontrar muito mais fotos minhas e da cidade de Edinburgh. Em muitas fotos eu fiz alguns comentários sobre o que elas representam e porque são os principais pontos turísticos da cidade. Não deixem de acompanhar pois as fotos complementam este post. Basta clicar sobre o link abaixo para abrir o album e sintam-se a vontade para comentar!

Clique aqui em baixo!!!
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.248016798558625.78680.100000509200383&l=8afbcef908

Forte abraço a todos!

2 comentários:

  1. q isso...ta bombando pela Europa..é isso ai.....ainda mais porque estava bem acompanhado!!!rsrsrrsrs
    se quiser me apresentar!!!

    ResponderExcluir